Para entender o que é a CNH digital, pense nela como a versão digitalizada do documento oficial. Ela mantém o mesmo valor legal, ou seja, pode ser utilizada da mesma forma que a CNH física. É possível apresentar as duas versões, desde que elas cumpram o prazo de validade.
A CNH digital vale como documento oficial de identificação em todo território nacional. Ela pode ser apresentada em órgãos públicos e embarques aéreos domésticos, representando mais praticidade para a vida do motorista.
Digital é segura. Para acessá-la, é necessário utilizar a chave cadastrada. Além disso, o documento é criptografado e só pode ser acessado por um único dispositivo.
Caso perca ou tenha o celular roubado, basta entrar no site do Denatran e fazer o bloqueio temporário da CNH Digital. Quando tiver um novo dispositivo, volte ao site e cadastre novamente.
Se sua habilitação foi emitida depois de maio de 2017, o QR Code está na parte de trás do documento. Você pode escaneá-lo pelo aplicativo CNH Digital, disponível gratuitamente na App Store e na Play Store. Veja passo a passo abaixo.
- Baixe o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) e cadastre-se;
- Receba um e-mail para ativar o cadastro;
- Faça login e clique em “Adicionar documento”;
- Siga as instruções para fazer a “prova de vida”, que consiste em se movimentar em frente a câmera para evitar fraudes;
- Informe o seu número de celular após ser aprovado;
- Confira a CNH Digital disponível no app do aparelho celular.
O código de segurança da CNH Digital é uma chave de quatro dígitos, cadastrada no app da Carteira Digital de Trânsito. O aplicativo pede essa chave em todas as consultas da CNH Digital.